sábado, 20 de outubro de 2018

Criação pressupõe DEMOCRACIA

Em conformidade com diversos segmentos da sociedade, com entidades de classe e movimentos sociais vimos manifestar nossa preocupação com a onda crescente do fascismo no país. A democracia está sendo ameaçada e nós enquanto profissionais de uma área que opera com o cuidar do outro, com a criação e a liberdade expressiva não podemos, e não vamos nos aliar com discursos opressores.
Neste momento precisamos afirmar nosso compromisso com os grupos marginalizados, com grupos que tenham menor poder de fala e contra preconceitos de classe, gênero e raça. As nossas existências estão ameaçadas.
O discurso de ódio frente às minorias cresce vertiginosamente. Seus efeitos já são sentidos pelos grupos mais vulneráveis da população.
O que se vislumbra no cenário atual é um futuro onde não teremos democracia, um futuro cinza, monocromático sem a riqueza da paleta de cores...
Nossa perspectiva é a de um país com menos desigualdades, menos armas e mais pincéis e tintas, com mais arte e criação, onde todas e todos possam ter acesso a educação e saúde. Onde exista espaço para as diferenças, para a voz que canta, corpo que dança, mãos que criam, gente de verdade, com livro na mão, atirando poesia pra todo lado...
Para que isso aconteça, DEMOCRACIA!

ARTE-PE
Associação Pernambucana de Arteterapia
19 de outubro de 2018